Europa Básica

Dia 1: Chegada a Paris

Chegada ao aeroporto, recepção e traslado para o hotel. Hospedagem. Tempo livre para os primeiros contatos com a “Cidade Luz”. Possibilidade de visita noturna em Paris (opcional).

Dia 2: Paris

Após o café da manhã, visita panorâmica da cidade: os Grandes Boulevards, a Praça da Concórdia (construída no tempo de Luis XV), os Campos Elíseos, o Arco do Triunfo (onde se encontra o túmulo do “Soldado Desconhecido”), a Torre Eiffel (projeto de Gustavo Eiffel para a Exposição Universal de 1889 e que na época era o edifício mais alto do mundo), a Ópera (um dos maiores teatros do mundo) e a Madeleine. Tarde livre para visitas de gosto pessoal ou excursão opcional a Versalhes. Noite livre ou possibilidade de fazer um passeio em Bateaux-Mouches e assistir ao famoso espetáculo do “Lido” (opcional).

Dia  3 Paris

Café da manhã. Dia livre para viver Paris: visite os seus monumentos, os museus do Louvre e d’Orsay, os modernos centros de La Villette e Georges Pompidou, passeie nos seus bairros mais famosos como o dos estudantes em St. Germain ou dos artistas em Montmartre com a Basílica de Sacré Coeur. Usufrua do seu espetacular comércio. Aproveite cada dia um pouco mais, do muito que a cidade tem para lhe oferecer. Possibilidade de efetuar uma visita guiada ao Museu do Louvre, considerado o maior museu do mundo (opcional).

Dia  4 Paris / Castelos do Loire / Bordeaux

Café da manhã e saída para a região dos Castelos do Loire. Atravessando o Rio Loire, continuamos ao longo de belas paisagens até chegar ao maior dos castelos do Loire, o de Chambord. Parada para fotos. Continuação para o belo e elegante Castelo de Cheverny (visita interior). De tarde, prosseguimento da viagem para Bordeaux, famosa pela qualidade dos vinhos produzidos na sua região. Hospedagem. A região de Bordeaux produz mais de 600 milhões de litros de vinho por ano.

Dia  5 Bordeaux / Madri

Após o café da manhã, partida por Bayonne e entrada na Espanha pela fronteira de Irun. Prosseguiremos pela Província de Guipuzcoa do País Basco, próximo às cidades de San Sebastian e Vitória, junto a Burgos e pela Serra de Guadarrama para Madri. À noite sugerimos um espetáculo de dança clássica flamenca (opcional). Hospedagem.

Dia 6: Madri

Após o café da manhã, visita panorâmica da cidade de Madri, percorrendo os seus principais bairros e monumentos: Praça de Espanha, com o monumento a Cervantes, Gran Via, a principal artéria comercial da cidade ladeada de belos edifícios, a Praça Cibeles, com a sua harmoniosa fonte dedicada à deusa grega da agricultura e fertilidade, o Passeio do Prado, com o seu famoso museu, a antiga estação ferroviária de Atocha, o Parque do Retiro, a Praça de Touros de Las Ventas, a mais bela de Espanha, o Passeio da Castellana, a principal avenida da cidade com os seus bonitos jardins e fontes, a Praça da Puerta del Sol e a Praça do Oriente (com o Palácio Real, o Teatro da Ópera e a estátua de Filipe IV). Tarde livre e possibilidade de efetuar uma excursão opcional à cidade fortificada de Toledo, antiga capital de Espanha que alcançou o seu apogeu nos séc. XIV e XV, e que hoje é considerada cidade-museu e Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para um simpático jantar de “tapas” procure o Mercado de San Miguel. Vai adorar!

Dia 7: Madri / Ávila / Salamanca

Café da manhã e manhã livre. Em horário a confirmar, continuação da viagem por Ávila; vista panorâmica desta cidade, rodeada por 2.500 metros de muralhas medievais e terra natal de Santa Teresa de Jesus, fundadora das Carmelitas Descalças e doutora da Igreja. Prosseguimento para a bela cidade de Salamanca, “a Cidade Dourada”, situada às margens do rio Tormes e declarada monumento nacional em virtude dos seus magníficos edifícios dos séc. XVI, XVII e XVIII, com o melhor conjunto espanhol de arquitetura renascentista. Tempo livre para visitar esta cidade universitária, com os belos edifícios que rodeiam o Pátio das Escolas, a Universidade do séc. XIII, uma das mais antigas e distintas da Europa, a Casa das Conchas, palácio do séc. XVI cuja fachada se encontra repleta de conchas de vieira, o símbolo de Santiago, Catedrais Nova e Velha dos séc. XVI e XII, respectivamente e a magnífica Plaza Mayor, construída por Felipe V e considerada a mais bela de toda a Espanha. Hospedagem. A Plaza Mayor de Salamanca é a mais bonita de Espanha. Desfrute de sua noite!

Dia 8: Salamanca / Coimbra / Fátima / Lisboa

Café da manhã e prosseguimento da viagem para Portugal. Entrada pela região da Beira Alta, passando junto à cidade da Guarda. Continuação para Coimbra, uma das mais importantes cidades portuguesas, situada nas margens do Rio Mondego, terra natal de seis reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis. Visitaremos a sua famosa Biblioteca barroca, considerada uma das mais ricas do mundo. Chegada a Fátima, onde teremos tempo livre para o almoço e visita ao Santuário, um dos principais locais Marianos. Continuação para Lisboa e hospedagem.

Dia 9: Lisboa

Café da manhã. Pela manhã, visita à cidade, incluindo a Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, com o seu obelisco comemorativo da restauração da independência portuguesa, Praça do Rossio (o coração da cidade), Baixa Pombalina, bairro comercial reconstruído após o terremoto, Praça do Comércio, uma das mais bonitas da cidade, Mosteiro dos Jerônimos, construído no séc. XVI por ordem de D. Manuel I (visita da sua belíssima igreja de estilo manuelino), Torre de Belém, fortaleza construída no séc. XVI e que é hoje o emblema turístico da capital portuguesa, Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960 no local de onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e de Vasco da Gama para suas grandes viagens de descobrimentos. Tarde livre em que sugerimos visita a Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril (opcional). À noite, sugerimos um jantar numa típica Casa de Fados, ao som da música tradicional portuguesa e com danças folclóricas do país (opcional). Em Lisboa tem um bar muito original, o Pavilhão Chinês. Não perca!

Dia 10: Saída de Lisboa

Os serviços do hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até às 10 ou 12 horas, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao Aeroporto. Feliz viagem de regresso.
Compartilhar